terça-feira, 29 de julho de 2014

Os pronomes sujeitos e os pronomes tônicos do francês.


Salut, mes amis, ça va ?

Hoje vamos falar sobre os pronomes sujeitos e os pronomes tônicos do francês. Primeiramente, vamos mostrar quais são eles:

pronome sujeito                    pronome tônico

je                                             moi  
tu                                             toi
il                                              lui
elle                                          elle
nous                                       nous
vous                                       vous
ils                                            eux
elles                                       elles


Bem, até aí é simples.


Os pronomes sujeitos são usados para conjugar os verbos (por isso são sujeitos...):

Je parle trois langues.
Nous sommes très contents de venir ici.
Ils boivent du thé tous le matins.
Elle habite à Paris il y a longtemps.


Os pronomes tônicos têm usos diferentes:


→ eles reforçam os pronomes sujeitos e chamam a atenção:

Toi, tu es étudiant ?
Moi ? Je pense que que la situation est facile...
Vous, vous avez un rendez-vous cette semaine?


→ eles são usados com as preposições chez, à, avant, avec, devant, derrière, à côté de, en face de, entre outras:

Elle va voyager avec eux.
Mon père est derrière lui.
Il y aura une fête chez moi demain.


→ ele também é usado com a conjunção et:

Le problème est entre toi et moi.
Lui et elle, ils doivent venir tôt.


Sempre importante ressaltar que os pronomes tônicos nunca conjugam verbos, e que os pronomes sujeitos sempre estão com verbos.


Bem, espero ter esclarecido este probleminha até que relativamente simples do francês, não é mesmo ?


Je vous souhaite une très bonne semaine ! Je vous embrasse !




                    

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei professor, explicação simples e objetiva!

Bon Soir

Unknown disse...

Bom eu queria falar sobre o pronome sujeito tem palavra que e pra usa com cada verbo obrigatório?